domingo, 2 de outubro de 2011

CERANICA PLASTICA

MateriaisPratos revestidos com cerâmica plástica
vidro ou lajota lisa para servir de base para o trabalho
lâmina ou estilete
rolo plástico para abrir a massa
pano e álcool para limpeza
luva cirúrgica
1/4 de cerâmica plástica branca translúcida
1/4 de cerâmica plástica roxa translúcida
1/4 de cerâmica plástica lilás translúcida
folha de prata
pincel macio
peça para aplicação
Modo de execução
1.Pique a massa em pedaços pequenos e passe o rolo para juntá-los. quando estiver homogêneo, faça um pequeno rolinho. Repita isso com as três cores. Aumente o comprimento de cada rolinho, com o movimento "aperte e gire", do meio para as pontas, sem torcer o cano. Deixe-os com aproximadamente 10 cm cada.Junte os três rolinhos, segure com as duas mãos e torça delicadamente 3 vezes, deixando com 15 cm. Corte em três partes iguais, junte novamente, aperte para aumentar o tamanho e novamente torça. Repita esse processo 3 vezes. Deixe o rolo com aproximadamente 15 cm de comprimento.Corte em 3 partes iguais.
2.Pegue uma das partes e com o rolinho de plástico, centre-o no meio do cano e vá abrindo a massa devagar, até que ela tenha mais ou menos 1mm. de espessura. Faça isso com cada parte e reserve.
Dica: cada vez que passar o rolo desgrude a massa do vidro para que ela possa esticar. Não mude o sentido da massa para que ela não se misture.
Corte essa massa em quadrados. Com o auxílio de um pincel bem macio, coloque uma folha de prata sobre cada pedaço de massa. Empilhe essas massas para formar um bloco. É muito mais importante a altura do bloco do que o tamanho. Depois de ter empilhado todos os pedaços, você ficará com um sanduíche de massa.
3.Pegue um pedaço da massa lilás translúcida e faça 5 bolinhas. Perfure então seu "sanduíche" de massa para que caiba as bolinhas que você fez. Distribua da melhor maneira possível esses furos. Encaixe essas bolas dentro de cada cavidade e acentue cada uma delas, fazendo com que seu sanduíche fique com "corcovas". Agora é só cortar lâminas bem finas desse bloco e aplicar onde desejar. Aplique as fatias sobre a peça da maneira que melhor for cobrindo a peça. Com as pontas dos dedos vá pressionando para tirar os vãos que ficam entre as fatias. Depois de fechado os vãos, passe o rolo plástico para tirar as emendas.
4.Coloque a peça em uma assadeira de alumínio forrada com papel manteiga; Coloque a assadeira no forno e ligue o forno no mínimo.  Deixe lá por 10 minutos - Agora, abra a porta do forno deixando um vão e conte mais 30 minutos. Atenção: não mexa na temperatura. Quando der o tempo, desligue o forno, feche a porta e deixe a peça esfriar lá dentro. Se quiser, faça uso de verniz próprio para cerâmica plástica depois da peça assada.
Bene Tealdi – Artista plástica
Tel:(11) 9386-0234

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado seja como for sua opinião e falida