sábado, 8 de outubro de 2011


O ponto cadeia, também conhecido como corrente, é um ponto bem decorativo. Meio gordinho, é ideal para se fazer linhas mais grossas em seus desenhos de bordado. Uma boa maneira de treinar este ponto (e todos os outros) é acompanhar os desenhos de flores de um pedaço de chita! Fica lindo e te dá um bom controle em curvas!
Falando em corrente, dá só uma olhada no que a galera que bate-papo no Tessituras anda fazendo: a
Andrea fez uns chaveiros fofíssimos, a Bel fez uns dedoches lindos, a Mone me mandou um link maravilhoso, a Gil tá se animando a bordar e fez uns kokoros super simpáticos. Eu achei uma galinha fofa de fazer, com um tutorial ótimo.
Aliás, para fazer esta galinha usamos cola de tecido, que muita gente gosta de usar em seus trabalhos. Eu uso com cuidado pois a parte colada fica um pouco dura, e a tendência em bonecos estufados é ela descolar. Se for usar, coloque só um pouquinho, e cuidado para não vazar pois pode manchar seu trabalho!
Preste atenção na hora de comprar a cola, pois tem umas que só colam depois de 72 horas! Cuidado também com as termoativas, que podem queimar o feltro quando você usar o ferro. E você sabia que cola de isopor também funciona em feltro??? Não é a ideal pois fica durinha.
A tarde não prometia muito, aquele dolce far niente de domingão. Até que Tetê me sai com um caderno, amarelado pelo tempo, afinal em sua primeira página estava escrito: janeiro de 1966. Era o caderno em que mamãe anotava suas aulas de bordado com tia Lúcia, na época em que Copacabana fervilhava com os acordes do iê-iê-iê.
Nem precisa dizer que me apaixonei por estas rosinhas bordadas à mão com fio de seda, ai meu Deus que luxo!?! O resto vocês já podem imaginar... Foi chegar em casa, deitar a criançada, colocar minha caixa de bordado na cama e… pronto. Destrinchei a receita e, na segunda rosinha, posso dizer que aprendi. Difícil vai ser explicar para vocês mas,
vamos tentar? O ponto se chama rococó mas como o ponto parece uma mola, vou chamar de molinha na explicação.
 


Uma vez fiz uma aula de bordado, e a professora me ensinou que um bordado bem feito a gente identifica pelo lado avesso: aí é que se vê se os pontos foram bem executados. No caso do


Já o
ponto reto, pode ser utilizado mais livremente, mas nunca deixe de seguir as instruções do ponto. Dá só uma olhada nestes corações da Soffia:
Ela empregou o ponto nos corações do centro do trabalho. Procure enfiar a agulha do jeito que é mostrado no desenho, pois se enfiarmos para cima-para baixo-para cima-para baixo o ponto não sai tão preciso.
Outra coisa é que se você vai fazer uma costura próxima ao final de seu trabalho, não precisa cortar a linha e dar outro nozinho, começando tudo de novo. Pelo avesso do trabalho, passe a linha pela costura anterior e vá até o ponto em que você quer recomeçar. Pronto.
Para quem já esta treinando fazendo os bonequinhos de dedo, agora só falta comprar o estofo para fazermos outros bonequinhos. Além dos flocos de espuma e da manta acrílica, eu gosto de trabalhar com o plumite, um material bem soft e agradável.
ponto atrás, ele é muito útil para fazermos aquela costura cheinha, precisa. Com ele, sempre sabemos aonde vamos chegar, como podemos ver aí na foto do trabalho da Mangetsu.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado seja como for sua opinião e falida